O Plano de Redução de Sódio em Alimentos Processados do Ministério da Saúde é um dos principais motivos pela crescente demanda de redução de sódio nos alimentos industrializados, já que tem como objetivo reduzir o consumo do ingrediente para menos de 5g per capita diárias até 2020. A responsabilidade da indústria para encontrar soluções que atendam a este plano e às exigências do consumidor alcançou diversas categorias de produtos, inclusive os laticínios.
Em novembro de 2013, o Ministério da Saúde em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) fechou a quarta etapa do acordo de redução de sódio e nesta fase estão contempladas as metas para requeijão cremoso e queijo mozarella. Atualmente, a porcentagem de redução está ainda maior, já que a meta do queijo mozarella sucedeu de 559mg/100 g de produto para 512mg/100 g de produto, de 2014 para 2016, respectivamente. Da mesma forma, a meta para requeijão cremoso, que era 587mg/100 g de produto em 2014, passou para 541mg/100g de produto em 2016.
A margarina vegetal também faz parte da tabela divulgada pela ABIA, cujo o acordo foi divulgado em agosto de 2012, e tinha como objetivo reduzir 34% da quantidade de sódio presente neste produto, sendo que a meta de 2013 era reduzir para 1089mg/100 g de produto e, em 2015, este valor passou a ser 715mg/100 g de produto .
Para auxiliar a indústria na redução de sódio em laticínios, a Nutrionix desenvolveu o Ksalt® Q1-101, um redutor de sódio formulado especificamente para ser aplicado em queijos. Sua fórmula consiste em uma mistura de minerais exclusivos que garantem a mais alta performance por meio da tecnologia de substituição multi-iônica do sal presente nesta matriz alimentar. Dentre os benefícios oferecidos pelo Ksalt®, está a facilidade de aplicação (substituição 1:1 do sal comum), além de ter formulações adaptadas para cada categoria de produto. Com Ksalt® é possível ir muito além das limitações das tecnologias tradicionais de redução de Sódio (KCl, realçadores de sabor, aromas de sal e outros ingredientes salgantes), geralmente limitadas a redução de sódio inferior a 20% e com altos custos de aplicação.