Indústrias voluntárias do Programa Nacional de Redução de sódio - Acordo MS/ABIA ou devendo se enquadrar com as normas internacionais para exportação
No Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), lançou um Programa Nacional de Redução de Sódio com a finalidade de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde, que prevêem a redução em até 50% de Sódio dos alimentos até 2020.
Desde 2011, foram estabelecidas metas sucessivas de redução de sódio em alimentos de diversas categorias, tais como pães, biscoitos, caldos e temperos, laticínios, embutidos, snacks, bolos, molhos, refeições prontas, conforme tabela abaixo:
Fonte: ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).
Os primeiros objetivos da redução de sódio já foram cumpridos pela indústria e nas próximas metas, até 2017 e até 2020, estão previstas reduções de sódio além de 20% e até 50%.
Para estas novas etapas muito mais exigentes, as indústrias precisam de novas tecnologias capazes de atingir, com segurança, estas metas de redução de sódio mais altas, sem afetar a qualidade e o sabor de seus produtos e com custo competitivos compatíveis com uma fabricação industrial em grande escala.
A nova rotulagem nutricional
Em outobro 2022 se torna obrigatorio no Brasil a nova rotulagem nutricional frontal definida pela Anvisa (RDC 429/2019) para uma melhor informação do consumidor e incluindo uma lupa de alerta "ALTO EM SODIO". O teor de sodio passara a ser especificado nesta nova rotulagem com nivel de alerta a partir de 600mg de sodio/100 g (alimento solido).
A nova rotulagem frontal em vigor a partir de outobro 2022
Indústrias que reduzem o sódio dos seus produtos por opção própria, para atender às exigências do consumidor
Este é o perfil das indústrias que iniciam um projeto de redução de sódio para atender a demanda de produtos saudáveis, por meio do lançamento de novas linhas reduzidas em sódio, e para comunicar sobre redução de sódio.
Para estes novos produtos, as reduções de sódio visadas estão na faixa de 50% para garantir um produto saudável e um posicionamento de marketing coerente.
Para estes novos projetos de linha saudáveis reduzidas em sódio, as indústrias precisam do melhor da tecnologia atual para garantir a saudabilidade de seu produto, atingir altas taxas de redução de sódio e manter o sabor e a qualidade de seus produtos para o consumidor final.
Saiba mais: