Rotulagem do produto reduzido de Sódio: Esclareça todas as suas dúvidas

O Ksalt® é um sal reduzido em sódio formulado de acordo com a Portaria nº 54 MS/SNVS de 04 de julho de 1995, que o define como: mistura de sais minerais, tendo como ingredientes obrigatórios o cloreto de sódio e o cloreto de potássio. Como ingredientes opcionais há uma lista positiva de vários outros sais minerais, constituídos de potássio, cálcio, magnésio e amônio.

De acordo com a RDC 259/2002, quando a formulação do produto tiver até 25% de sal reduzido de sódio, não será necessário declarar a sua composição na lista de ingredientes. Quando se substitui toda a composição do sal comum por sal hipossódico (50% menos sódio), declara-se “sal hipossódico” na lista de ingredientes. No entanto, se essa substituição for parcial, declara-se “sal e sal reduzido em teor de sódio” ou “sal e sal hipossódico”.

Quanto às alegações/claims, a RDC 24/2012 estabelece valores absolutos máximos para que um produto alimentar tenha uma alegação de “baixo”, “muito baixo” ou “não contém sódio”. Tais valores são definidos de acordo com a porção estabelecida para cada alimento, conforme descrito na tabela abaixo.

Além disso, existe a possibilidade de usar uma alegação de “Reduzido em Sódio” para produtos que contenham 25% menos sódio que o produto tradicional fabricado pela mesma empresa. Caso o produto tradicional saia de linha, o produto reduzido em sódio deve ter 25% menos sódio em relação à média de três produtos concorrentes equivalentes existentes no mercado.

Quanto às informações da Tabela Nutricional, não há necessidade de adicionar outras informações, basta corrigir o novo teor de sódio do produto final. Indicar o teor de potássio e de outros minerais do produto não é obrigatório de acordo com a RDC 360/03, desde que não haja nenhuma alegação referente a tais minerais. Optativamente, é possível adicionar tais informações caso o valor da ingestão diária recomendada seja maior ou igual a 5%.

Para simplificar a declaração da lista de ingredientes, existe também o conceito Clean Label, sinônimo de etiqueta limpa, criado a partir da demanda dos consumidores por rótulos com informações claras e compreensíveis da lista de ingredientes, além de estar associado à ideia de alimentos não adulterados e sem aditivos. O conceito Clean Label se aplica ao Ksalt®, um redutor de sódio desenvolvido pela Nutrionix que permite atingir elevadas taxas de redução de sódio, até -80%, e apresenta desempenhos sensorial e tecnológico de alta performance nas aplicações industriais. O produto, que está de acordo com as normas da Portaria 54, é de simples aplicação em todos os processos de fabricação (substituição 1:1 do sal comum), baseado na tecnologia de substituição mineral multi-iônica.