Metas nas indústrias

Indústrias voluntárias do Programa Nacional de Redução de sódio - Acordo MS/ABIA ou devendo se enquadrar com as normas internacionais para exportação

No Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), lançou um Programa Nacional de Redução de Sódio com a finalidade de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde, que prevêem a redução em até 50% de Sódio dos alimentos até 2020.

Desde 2011, foram estabelecidas metas sucessivas de redução de sódio em alimentos de diversas categorias, tais como pães, biscoitos, caldos e temperos, laticínios, embutidos, snacks, bolos, molhos, refeições prontas, conforme tabela abaixo:

Tabela ABIA6

                            Fonte: ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

Os primeiros objetivos da redução de sódio já foram cumpridos pela indústria e nas próximas metas, até 2017 e até 2020, estão previstas reduções de sódio além de 20% e até 50%.

Para estas novas etapas muito mais exigentes, as indústrias precisam de novas tecnologias capazes de atingir, com segurança, estas metas mais altas de redução de sódio, sem afetar a qualidade e o sabor de seus produtos e com custo competitivos compatíveis com uma fabricação industrial em grande escala.

Indústrias que reduzem o sódio dos seus produtos por opção própria, para atender às exigências do consumidor

 Este é o perfil das indústrias que iniciam um projeto de redução de sódio para atender a demanda de produtos saudáveis, por meio do lançamento de novas linhas reduzidas em sódio, e para comunicar sobre redução de sódio.

Para estes novos produtos, as reduções de sódio visadas estão na faixa de 50% para garantir um produto saudável e um posicionamento de marketing coerente.

Para estes novos projetos de linha saudáveis reduzidas em sódio, as indústrias precisam do melhor da tecnologia atual para garantir a saudabilidade de seu produto, atingir altas taxas de redução de sódio e manter o sabor e a qualidade de seus produtos para o consumidor final.

Saiba mais:

Como atingir suas metas