Anvisa toma iniciativas para apurar a efetividade dos acordos de redução de sódio

No dia 3 de julho de 2016, entrou em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as empresas alimentícias alertem os consumidores sobre a presença de ingredientes alergênicos nos rótulos dos produtos. Alimentos embalados e comercializados no próprio estabelecimento, bem como os produtos que forem embalados a pedido do consumidor e os comercializados sem embalagem, estão dispensados da nova regra de rotulagem.

A quantidade de sódio presente nos produtos também tem sido observada tanto pelos consumidores quanto pelos órgãos governamentais, sendo esse  o terceiro principal item consultado nos rótulos dos alimentos antes da compra. Além disso, o Ministério da Saúde anunciou a participação da Anvisa na quarta e última fase do acordo de redução de sódio, por meio da coleta e conferência das informações presentes nos rótulos das embalagens, afim de mensurar e apurar quais deles realmente apresentam níveis reduzidos de sódio. As empresas que não alcançarem as metas de redução serão notificadas pelo Ministério da Saúde e deverão apresentar uma justificativa junto a um plano de ações a serem adotadas para promover a diminuição do ingrediente em seus produtos.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em junho de 2016, a terceira etapa do acordo reduziu em 33% o número de internações por hipertensão desde o seu início, em 2011, passando de 61 para 41 o número de pessoas internadas a cada 100 habitantes.

 A dificuldade de encontrar produtos e fornecedores que realmente supram a demanda de redução de sódio é a principal justificativa das indústrias que não cumpriram suas metas.  Conforme mencionado pelo Ministro da Saúde, Eduardo Barros, a redução de sódio é um grande desafio para a indústria, pois “não é simplesmente diminuir, é necessário uma tecnologia e uma técnica para a redução do sódio”. A partir dessa necessidade da indústria, a Nutrionix desenvolveu o Ksalt®, um redutor de sódio de alta performance e de fácil aplicação baseado na tecnologia de substituição mineral multi-iônica, que preserva as funções sensoriais e tecnológicas do sal em produtos de diferentes matrizes alimentícias. Além disso, o Ksalt® é uma tecnologia capaz de reduzir o sódio em até 80%, superando as barreiras dos demais redutores de sódio existentes no mercado, que são limitados e não permitem atingir as altas taxas de redução de sódio, acima de 20%, sem comprometer a qualidade e o sabor do produto final.