Metas de Redução de Sódio nas Indústrias Alimentícias
As metas de redução de sódio estabelecidas pelas indústrias alimentícias envolvidas em um programa de redução de sódio são definidas com base nos princípios fundamentais do projeto:
- Cumprir as metas estabelecidas pelos acordos ABIA/Ministério da Saúde para a redução voluntária de sódio.
- Evitar a obrigatoriedade da rotulagem “Alto em Sódio”, prevista pela nova regulamentação de rotulagem frontal em vigor desde 2022.
- Atender às exigências dos consumidores e clientes, com o desenvolvimento de linhas de produtos posicionados no segmento de saudabilidade, apresentando um perfil nutricional mais equilibrado.
Programa Nacional de Redução de sódio Volontaria – Acordo MS/ABIA – Metas por categoria de produto
No Brasil, o Ministério da Saúde, em parceria com a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), lançou um Programa Nacional de Redução de Sódio com a finalidade de atingir as metas da Organização Mundial da Saúde, que prevêem a redução em até 50% de Sódio dos alimentos até 2020.
Desde 2011, foram estabelecidas metas sucessivas de redução de sódio em alimentos de diversas categorias, tais como pães, biscoitos, caldos e temperos, laticínios, embutidos, snacks, bolos, molhos, refeições prontas, conforme tabela abaixo:
Os primeiros objetivos de redução de sódio foram globalmente alcançados, e as indústrias conseguiram eliminar 20.000 toneladas de sal de seus produtos.
Para as etapas seguintes, que são ainda mais desafiadoras, as indústrias necessitam de novas tecnologias capazes de atingir, com segurança, essas metas de redução de sódio mais ambiciosas, sem comprometer a qualidade e o sabor dos produtos, e mantendo custos competitivos compatíveis com a produção em larga escala.
A nova rotulagem nutricional frontal
Desde outubro de 2022, entrou em vigor no Brasil a nova norma de rotulagem nutricional frontal, definida pela Anvisa por meio da RDC nº 429/2019. A medida tem como objetivo melhorar a informação ao consumidor, destacando de forma clara os teores elevados de nutrientes críticos nos alimentos. Essa rotulagem visa facilitar escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis pela população.
Entre as principais mudanças, está a obrigatoriedade do uso de uma lupa de alerta com os dizeres “ALTO EM SÓDIO” na parte frontal da embalagem de produtos sólidos que contenham mais de 600 mg de sódio por 100 g.
Indústrias que optam por reduzir o sódio em seus produtos para atender às exigências dos consumidores e às tendências do mercado.
Este é o perfil das indústrias que iniciam um projeto de redução de sódio para atender a demanda de produtos saudáveis, por meio do lançamento de novas linhas reduzidas em sódio, e para comunicar sobre redução de sódio.
Para estes novos produtos, as reduções de sódio visadas estão na faixa de 50% para garantir um produto saudável e um posicionamento de marketing coerente.
Para estes novos projetos de linha saudáveis reduzidas em sódio, as indústrias precisam do melhor da tecnologia atual para garantir a saudabilidade de seu produto, atingir altas taxas de redução de sódio e manter o sabor e a qualidade de seus produtos para o consumidor final.