A Nutrionix, empresa francesa especializada em soluções para redução de sódio na alimentação, lançou no mercado o KSalt®, primeira linha de redutores de sódio fabricada no Brasil com formulação específica para cada tipo de matriz alimentar (bolos; caldos e temperos; carnes e embutidos; molhos; panificação e biscoitos; queijos; snacks e sopas e refeições prontas), durante a 19ª Food Ingredients South America (FiSA).
Para isso, foi instalada uma unidade de produção dentro da planta da Salinor, no Rio Grande do Norte. A unidade da Nutrionix com capacidade inicial de produção de 10.000 ton/ano entrou em atividade em novembro de 2015 com uma primeira produção industrial feita na presença dos engenheiros franceses da Nutrionix.
Desenvolvido com tecnologia exclusiva, o KSalt® é um produto de alta performance com formulação elaborada com cloreto de sódio e sais minerais selecionados que possibilita a redução de sódio em até 80%, preservando as funções tecnológicas do sal e as características sensoriais (aroma, sabor, textura e cor) dos produtos industrializados.
De acordo com o presidente para América Latina, Jean Marc Secondi, é essencial que as empresas brasileiras passem a utilizar soluções tecnológicas para atingir a redução de sódio na alimentação dos brasileiros, já que o consumo está muito além do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica que cada pessoa consuma até dois gramas de sódio por dia, mas no Brasil esse valor ultrapassa quatro gramas.
“O grande medo das empresas do mercado alimentício é que a redução de sódio altere, principalmente, o paladar do produto final. Mas as soluções da Nutrionix detêm tecnologia capaz de preservar o sabor original dos produtos com formulações adaptadas a cada tipo de categoria de alimento (pães, embutidos, comidas industrializadas, etc.).”
Ainda de acordo com Secondi, a outra grande preocupação das indústrias é o impacto do uso de ingredientes para redução sódio no custo de fabricação. O preço das soluções Ksalt® é competitivo e sustentável em termos de custo de produção até para produtos fabricados para os setores varejistas de grande consumo. Esta competitividade é garantida graças às vantagens operacionais de uma fabricação nacional sem dependência de moeda estrangeira.
“O KSalt®, produto nacional que já tem uma linha de formulações padrão para cada matriz alimentar, também pode ser personalizado para aplicações e projetos especiais. Dessa forma, dá gosto reduzir o sal”, explica Secondi.