No mês de abril, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu reunião para tratar de projetos que têm como objetivo retirar do mercado alimentos danosos à saúde da população. Foram votados projetos como o PLS 106/2011, que determina limites impostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com relação às quantidades de gorduras saturadas e açúcares livres, além dos níveis de sódio. O texto, que também determina a revisão desses níveis a cada quatro anos, está aguardando designação do relator, o senador Waldemir Moka.
Além disso, no ano passado foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) a proposta que incentiva a alimentação saudável dentro das instituições de educação do País. O projeto PLS 357/2015 tem como objetivo encerrar o funcionamento de estabelecimentos que ofereçam, dentro das escolas de ensino básico, alimentos e bebidas com baixo teor nutricional.
Essas medidas destacam as tendências no mercado por alimentos saudáveis e incentivam a população a adotar melhores hábitos alimentares. Além disso, estas medidas vão de encontro ao objetivo do Plano de Redução de Sódio em Alimentos Processados, que determinou como meta a redução de até 50% de sódio nos alimentos processados industrialmente, até 2020. Para auxiliar as indústrias alimentícias a atingirem suas metas de redução de sódio, a Nutrionix desenvolveu o Ksalt®, que já está à disposição para atender os clientes que procuram alta performance em projetos de redução de sódio. Trata-se da primeira linha de redutores de sódio fabricada no Brasil, com formulação específica para cada matriz alimentar. Ksalt® reduz o sódio e mantém o sabor.