Um estudo publicado pela National Center for Biotechnology Information (NCBI), em julho de 2015, aponta os 75 países que definiram estratégias de redução de sódio nos últimos tempos, bem como a lista das medidas que foram implementadas. Além dos acordos realizados de maneira informal por meio de parcerias entre instituições e empresas do setor, o resultado final aponta um total de 33 países que contam com algum tipo de ação legislativa por meio de diferentes atividades.
A reeducação do consumidor é a principal estratégia adotada nos programas de redução de sódio e foi implementada em 71 países. Dentre estes, foram observadas melhorias nos hábitos de consumo da população em 12 países. Além disso, o estudo aponta também que, dos 75 países atuantes, apenas 19 reduziram a quantidade de sal presente nos alimentos por meio da eliminação do ingrediente. Em 54 países foi necessária a intervenção de instituições públicas e em 39 deles foram estabelecidas metas de redução de sódio nos produtos industrializados.
A participação da indústria por meio da reformulação dos alimentos processados foi observada em 61 países, sendo a segunda principal medida encontrada nos programas de redução de sódio. Novos sistemas de rotulagem foram implementados em pelo menos 31 países e apenas três adicionaram tributação sobre alimentos ricos em sal. A partir dos números coletados, observou-se que a maioria das regiões com algum tipo de programa é de baixa e média renda, e são necessárias avaliações mais rigorosas para que mais pessoas sejam impactadas por essas medidas.
O Brasil está na quarta e última etapa do acordo de redução de sódio, realizado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia). Durante a apresentação dos dados da terceira etapa, foi anunciada a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve atuar na coleta e análise de produtos para checar as informações encontradas nos rótulos dos produtos. As empresas que não atingirem a meta de redução serão notificadas e deverão apresentar uma justificativa juntamente a uma ação para reduzir o teor do sódio em seus produtos.
O principal desafio de reduzir o sal em uma formulação é preservar o sabor e a identidade dos produtos. Para auxiliar as indústrias a superar esta barreira e ir além das limitações das tradicionais tecnologias de redução de sódio, a Nutrionix desenvolveu o Ksalt®, um redutor de sódio de alta performance, formulado para cada categoria de produto, que garante reduzir o sódio nos alimentos processados, preservando a qualidade e o sabor originais.