De acordo com pesquisa publicada no Jornal Folha de S. Paulo, em 2015, o faturamento da indústria alimentícia no Brasil alcançou R$ 562 bilhões, equivalente a um aumento de 6% em relação a 2014. Além disso, mesmo com a redução de 4% no consumo das famílias o setor foi responsável por 9,5% do PIB brasileiro no ano passado, um aumento de 0,2% se comparado a 2014. A direção da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), afirma que esses números se dão pelo fato de o consumidor não ter deixado de comprar, apesar de estar mais atento aos gastos.
Já acostumado com uma rotina que toma muito de seu tempo, o brasileiro dá preferência a alimentos econômicos e práticos, de rápido preparo, mas é importante que se preocupe também com a composição nutricional e a qualidade dos produtos processados industrialmente, buscando manter os nutrientes encontrados em alimentos naturais e orgânicos. Por conta dessas novas demandas, empresas do segmento estão criando opções para oferecer ao consumidor produtos saudáveis com preços acessíveis, como é o caso das sopas em pó com teor reduzido de sódio, que já são facilmente encontradas nas prateleiras. No entanto, o mercado ainda carece de refeições prontas reduzidas em sódio, em que o produto já está cozido, pronto para ser temperado e utilizado em diversas preparações. As indústrias precisam de soluções capazes de atingir suas metas de redução, mantendo a qualidade final dos seus produtos e que sejam compatíveis com as condições industriais.
Seguindo a linha de opções para uma alimentação saudável, a Nutrionix desenvolveu o Ksalt®, uma solução que substitui o sal e reduz o sódio em até 80%, preservando as funções tecnológicas do ingrediente em cada matriz alimentar, sem perder a qualidade e o sabor do produto final. O objetivo é auxiliar a indústria na redução de taxas de sódio recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e encontrar novas formas de inovação na indústria que atendam aos anseios do consumidor.