Alimentos considerados “saudáveis” podem conter sódio em excesso

O sal é um dos principais elementos utilizados na produção de alimentos processados, isso porque confere características fundamentais ao produto final, como o sabor, o aroma e a textura. Atendendo aos anseios dos consumidores, que têm buscado cada vez mais por produtos práticos e saudáveis, a indústria tem lançado no mercado alimentos conhecidos pela suposta saudabilidade oferecida em sua composição. É importante, porém, que além das calorias, o consumidor consulte outras informações nutricionais importantes para a saúde, dentre elas o teor de sódio informado nos rótulos dos produtos.

Dentre os produtos considerados “saudáveis e positivos para a dieta”, encontram-se peito de peru defumado, pães e cereais integrais, queijo cottage e atum enlatado. No entanto, esses são alimentos que contém alto teor de sódio, ingrediente que se consumido em excesso pode resultar em doenças crônicas não-transmissíveis , que tem consequências graves como infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Por exemplo, em 100 g de peito de peru defumado são encontrados 880 mg de sódio, ingrediente responsável principalmente pela conservação e sabor do embutido. Utilizando apenas a técnica de redução de sódio, é possível retirar apenas 10% do sal na receita sem que o sabor final seja alterado e sem influenciar no tempo de vida útil do produto.

O mesmo acontece com os pães e cereais integrais que também são conhecidos por serem mais saudáveis e nutritivos. Entretanto, em 100 g de pão ou cereal integral existem, respectivamente, 552 mg e 372 mg  de sódio. Nesses produtos, o ingrediente é responsável por garantir o sabor, desenvolver a crosta e a rede de glúten responsável pela estrutura e volume do pão, dentre outras características do alimento. Retirar o sódio da formulação não envolve somente aspectos sensoriais, mas também técnicos, limitando a no máximo 15% a retirada do sal nas formulações.

No caso do atum enlatado, em 100 g são encontrados 352 mg do ingrediente, e apenas 15% desse sódio pode ser retirado da receita para que o sabor final desse alimento não sofra alterações.

O sal é fundamental na produção da maioria dos alimentos, por isso não é viável retirá-lo das formulações. Entretanto, para a redução de sódio nos produtos alimentícios, é possível realizar a substituição do sal por outro ingrediente capaz de exercer as mesmas funções técnicas e sensoriais. Para isso a Nutrionix desenvolveu o Ksalt®, um redutor de sódio de alta performance destinado às indústrias alimentícias. O Ksalt® é uma solução 100% mineral baseada na tecnologia da substituição multi-iônica do sal, com a qual torna-se possível e simples a redução do sódio em até 50% e mais, mantendo o sabor do produto final e todas as funções tecnológicas do sal nos processos de fabricação.