Aspectos Regulatórios do Ksalt®
FORMULAÇÃO: O Ksalt® é formulado de acordo com a RDC 715/2022 da Anvisa, que estabelece os requisitos sanitários para o sal hipossódico no Brasil.
Nosso produto é fabricado no Brasil, atendendo integralmente às exigências dessa regulamentação. Sua composição inclui cloreto de sódio (NaCl) e cloreto de potássio (KCl) como ingredientes obrigatórios, além de uma seleção de sais minerais de ácidos orgânicos permitidos pela RDC 715/2022 como ingredientes opcionais.
ROTULAGEM: Em conformidade com a RDC 715/2022, o Ksalt® pode ser declarado na lista de ingredientes como Sal Hipossódico, Sal com Teor Reduzido de Sódio ou Sal Light. Além disso, sua formulação se alinha ao conceito Clean Label, facilitando a declaração dos ingredientes nos rótulos dos produtos alimentícios que utilizam essa solução na indústria.
Ksalt®: Alinhado às Diretrizes Globais para a Redução de Sódio
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua nova diretriz divulgada globalmente em janeiro de 2025, reforça a recomendação do uso do sal light, reduzido em sódio e enriquecido em potássio, no lugar do sal comum como estratégia essencial para reduzir o consumo excessivo de sódio e combater a hipertensão e as doenças cardiovasculares. Essa orientação é compartilhada por diversas instituições sanitárias internacionais e embasada em sólidos estudos científicos que comprovam os benefícios do sal light para a saúde cardiovascular.
A substituição do sal comum por versões com menor teor de sódio – Sal Light pode prevenir milhões de mortes prematuras anualmente. Além disso, o uso do sal hipossódico pode ser integrado a políticas de reformulação alimentar, permitindo que alimentos processados atendam aos limites de sódio estabelecidos e promovam uma alimentação mais saudável para a população.
O Ksalt® está totalmente alinhado a essas diretrizes e oferece uma solução eficaz e saudável para a indústria alimentícia reduzir o sódio em seus produtos, sem comprometer o sabor ou a funcionalidade do sal nos processos de fabricação.