Por que o brasileiro consome duas vezes mais sódio que o recomendado pela OMS?

Segundo dados divulgados em março deste ano pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o brasileiro consome duas vezes mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no ranking das Américas, fica atrás do Paraguai.

 

A pesquisa “O sódio que você não vê” traz orientações sobre o consumo de sódio e alerta os consumidores para o aumento desse nutriente em alimentos processados no Brasil, que muitas pessoas não sabem detectar nos rótulos. Segundo nutricionista do Idec, “as pesquisas indicam que o consumo de sódio adicionado em alimentos processados como pães, embutidos e comidas prontas congeladas está aumentando. Números que trazem um alerta para os consumidores já que o excesso de sódio é o principal fator de risco para a hipertensão, ou seja, pressão alta. Essa doença aumenta o risco de outras doenças graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e infarto, e insuficiência renal”.

 

Isto ocorre porque muitas vezes as pessoas não têm a noção da quantidade de sódio que os alimentos possuem, justamente porque eles são os mais consumidos atualmente, como é o caso de caldos, temperos prontos, macarrão instantâneo, mortadela, salsicha, maionese e biscoito salgado. Confira o estudo do Instituto aqui.

 

Fonte: Idec