Novos hábitos de consumo dos idosos promovem mudanças na indústria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em agosto de 2016 a expectativa de aumento da população idosa no Brasil. De acordo com os dados divulgados, espera-se que em 40 anos o número de idosos no País triplique, passando de 19,6 milhões, para 66,5 milhões de pessoas. Falando em hábitos de consumo, a Mintel, fornecedora de pesquisa de mercado, divulgou em julho de 2016, números que ilustram os hábitos de consumo desta parcela da população. Segundo a pesquisa, mais de 70% dos consumidores com idade acima de 55 anos prefere adquirir alimentos com benefícios nutricionais adicionais, no entanto, 73% dos entrevistados afirmam ter dificuldades para entender os dados nutricionais presentes nos rótulos.

A pesquisa aponta também que quase 90% dos idosos preferem os alimentos mais saudáveis, mesmo que estes possuam um custo maior, e 65% dos entrevistados afirmam que as informações da tabela nutricional influenciam  no ato da compra. A analista global de alimentos da Mintel, Stephanie Mattucci, explica que o organismo do idoso absorve os nutrientes de forma diferente e tem limitações cognitivas como dificuldade de mastigar e engolir. Ela afirma também que a indústria tem se adaptado a esse público cada vez mais crescente, por meio de embalagens com abertura simples, produtos fáceis de mastigar e de rápido preparo.

A formulação dos produtos alimentícios também deve ser pensada para os consumidores da terceira idade, de forma a melhorar sua qualidade de vida e reduzir os problemas de saúde mais comuns, como a pressão arterial e a hipertensão, que têm o sal como uma das principais causas.  Segundo a VIGITEL, os hipertensos chegavam a quase 25% da população em 2015 e, de acordo com a pesquisa da Mintel, 21% dos brasileiros com mais de 55 anos têm dificuldade em encontrar produtos saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosos.

Um dos principais desafios é justamente reduzir o sal em uma formulação sem alterar o sabor original dos alimentos processados. Para auxiliar as indústrias alimentícias a superar este desafio nos seus projetos de redução de Sódio, a Nutrionix desenvolveu o Ksalt®, um redutor de Sódio que permite atingir elevadas taxas de redução de Sódio, até 80%, e apresenta desempenhos sensorial e tecnológico de alta performance nas aplicações industriais. Além disso, é formulado para cada categoria alimentícia e garante preservar a qualidade e o sabor originais dos produtos.