FDA dos EUA pede reduções adicionais no teor de sódio de alimentos processados

Essa iniciativa vem após a primeira etapa de 2021, que foi parcialmente bem-sucedida e visava uma redução de 12% no teor de sódio dos alimentos, com o objetivo de combater o aumento das doenças crônicas relacionadas à alimentação.

A agência agora solicita reduções voluntárias adicionais por parte dos fabricantes de alimentos embalados. A proposta é reduzir o consumo diário de sódio para uma média de 2.750 miligramas por pessoa ao longo dos próximos três anos, representando uma diminuição global de 20% em relação ao nível inicial de 2021, embora ainda acima do limite diário recomendado de 2.300 mg.

Jim Jones, comissário adjunto da FDA para alimentos humanos, declarou em um comunicado: "Reduzir o sódio na oferta alimentar pode ser uma das iniciativas de saúde pública mais significativas das últimas gerações."

A agência precisou que 40% das categorias de produtos alimentícios atingiram os objetivos da primeira fase, que visavam uma redução média de cerca de 12%, ou estavam a menos de 10% de alcançar esses objetivos.

Fonte e link: FDA Sodium Reduction