Como reduzir o sódio e manter o sabor de carnes e embutidos

A dieta do brasileiro é conhecida por ser rica em carne vermelha e o consumo de tal alimento não pára de crescer.  Em carnes processadas, ou embutidos cárneos, o sal tem importante função tecnológica em várias etapas do processo de fabricação, desde a moagem até o cozimento.

 A redução de sódio ainda é um desafio para a indústria alimentícia. As propriedades multifuncionais do sal em embutidos cárneos, inclusive seu papel na coesão do produto final, redução nas perdas de cozimento e gosto salgado faz com que ele seja um dos ingredientes chave na formulação destes produtos.  Além disso, principalmente nos casos de embutidos cárneos que são conservados à temperatura ambiente, o sal afeta não apenas as propriedades sensoriais, mas também atua como um conservante indispensável, prolongando sua vida útil, evitando a deterioração microbiana e garantindo a segurança alimentar destes produtos.

Pensando em manter as características sensoriais no produto e atingir as taxas de redução de sódio recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Nutrionix desenvolveu um produto exclusivo que dispensa o uso de qualquer outro aditivo salgante, como os realçadores de sabor e aromas de sal, o que reduz o custo final da formulação reduzida em sódio. O Ksalt® E1-101 foi formulado especificamente para ser aplicado em carnes e embutidos garantindo a mais alta performance de substituição do sal quando presente nestas matrizes alimentares, preservando principalmente o sabor do produto final e a solubilidade dos minerais presentes na formulação Ksalt®. É importante ressaltar que o Ksalt® não substitui o sal de cura. Tal ingrediente é responsável por dar a coloração rosada aos embutidos.